terça-feira, 3 de outubro de 2017

4.4

4.41
Entra Sir Walter.
SIR WALTER 
Nunca esteve tão perto a fruição até este acaso
Ajudar: antes de dar meio-dia,
Receberei minhas duas mil libras em ouro,
E um doce cabaço valendo quarenta2.
Entram Espoleta Júnior e o Quarto Remeiro.3
ESPOLETA JÚNIOR
Oh, tuas novas me laceram!
QUARTO REMEIRO
Quase se afoga! Ela a arrastou pelo cabelo,
Forçou-a cruel e abjetamente; que mãe, essa. 
ESPOLETA JÚNIOR
Basta! Suma como minha alegria.
Sai o Quarto Remeiro.
Senhor, não viu uma moça aflita passar aqui?
Veja só! É você, vilão?
SIR WALTER 
Eu mesmo, seu escravo!
Ambos sacam, e lutam.
ESPOLETA JÚNIOR
Devo então trespassá-lo; não há tal obstáculo
Que me suste a língua4 e as prometidas fortunas,
Não sendo este peito, e devo prevalecer.
SIR WALTER 
Senhor, creio que faz uma aposta fatal.
Fere Espoleta Júnior.
ESPOLETA JÚNIOR [Recuperando-se]
O senhor busca logo o coração em meu peito?
SIR WALTER 
Não composição, então?5 Pensa só no dote
De duas mil libras.
ESPOLETA JÚNIOR
[Fere Sir Walter.]
Oh, pronto: quites, senhor.
SIR WALTER 
E sendo os jogos parelhos, deixo de jogar.
ESPOLETA JÚNIOR
Deixa, escravo?
SIR WALTER 
Tenho certas coisas a meditar,
Antes que ouse prosseguir.
Sai.
ESPOLETA JÚNIOR
Nem um só assalto?
Te sigo até a morte, mas não deixo barato.
Sai.
1Esta divisão de cena foi introduzida porque a ação se passa claramente não mais na residência dos Dourado, mas em um espaço público, ou seja, Sir Walter já os deixou e se encontra andando na rua.
2Aparentemente, 40 libras era o preço que se cobrava por uma prostituta virgem [L&T].
3A atribuição ao Quarto Remeiro segue a emenda já introduzida, e considera que de cada par o primeiro é um subalterno.
4Para fazer o voto de casamento [LW].

5Ele propõe dividir o dote [LW].

Nenhum comentário:

Postar um comentário